domingo, 2 de maio de 2010

There's always room for Jell-O


Explicando agora, depois de um promessa anteriormente feita, a imagem do primeiro post. Atão, é assim, não é preciso saber decore a história dos Dead Kennedys para compreender o que vou escrever. Tal como os Sex Pistols vão ficar internamente associados ao movimento punk e a estúpida ideia que eram um criação do seu agente, que é um piada por muitos incompreendida transmitida no filme The Great Rock 'n' Roll Swindle, de 1980, o Kennedys vão estar ligados a vários actos que desafiaram as autoridades e a perseguição e tentativa de destruição da memoria colectiva destes (não é teoria da conspiração, é verídico).
Um dos exemplos de um das primeiras brincadeiras da banda foi a sua actuação nos Bay Area Music Awards. Pois, estavam lá todos os grandes da indústria musical do estado da Califórnia e eles eram suposto tocar o California Über Alles, representando esta cerimónia a abertura da indústria a vertentes musicais mais undeground das quais os Kennedys eram representantes. Então esta banda, que tem já um nome desafiante e ficou celebrizada por atacar políticos e suas políticas, os abusos de poder e comportamentos sociais estereotipados, decide fazer um ataque à comercialidade musical onde todas as palavras estão a marinar numa margarina jocosa. Poucos segundos após começarem a tocar o tema California, Biafra interrompe e diz "Hold it! We've gotta prove that we're adults now. We're not a punk rock band, we're a new wave band". E a partir dai é o descalabro, canta-se Pull My Strings (apenas interpretado uma vez na carreira da banda) e nunca mais os Kennedys foram convidados para algo parecido, o que não espanta pelo acto e pelas características deste projecto musical, que para quem não muito sobre eles nunca teve intenções de atingir patamares comerciais elevados (MTV Get Off The Air é o nome de uma das mais conhecidas canções), mantendo sempre credibilidade entre as ideias e as acções.

Mais histórias e uma pequena biografia dos Dead Kennedys e de Jello Biafra serão “postadas” em conjunto com as criticas a Frankechrist (Dead Kennedys 1985), Never Breathe What You Can't See e Sieg Howdy! (ambos de Jello Biafra com os Melvins, 2004 e 2005 respectivamente). Agora deixo-vos com a letra de Pull, que optei por não explicar porque mais claro do que é dito é quase impossível

"Pull My Strings"

I'm tired of self respect
I can't afford a car
I wanna be a prefab superstar

I wanna be a tool
Don't need no soul
Wanna make big money
Playing rock and roll

I'll make my music boring
I'll play my music slow
I ain't no artist, I'm a business man
No ideas of my own

I won't offend
Or rock the boat
Just sex and drugs
And rock and roll

Drool, drool, drool, drool, drool, drool
My Payola!
Drool, drool, drool, drool, drool, drool
My Payola!

You'll pay ten bucks to see me
On a fifteen foot high stage
Fatass bouncers kick the shit
Out of kids who try to dance

If my friends say
I've lost my guts
I'll laugh and say
That's rock and roll

But there's just one problem

[Chorus]
Is my cock big enough
Is my brain small enough
For you to make me a star
Give me a toot, I'll sell you my soul
Pull my strings and I'll go far

And when I'm rich
And meet Bob Hope
We'll shoot some golf
And shoot some dope

Is my cock big enough?
Is my brain small enough?
[Repeat chorus, etc. etc.]

Sem comentários:

Enviar um comentário