quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Automatismos Emocionais - Parte II



E agora reações positivas: “Estasi Dell´ Oro” de Ennio Morricone e “Lux Aeterna” de Clint Mansell com o Kronos Quartet. Em ambos os casos, dão-me alento, é uma espécie de cavalgada que vai terminar brevemente, em que eu vou ter de lutar muito para atingir o objetivo, que brilha ao fundo do túnel. Não me sinto imparável ou invencível, tenho a ilusão de que tenho tudo sobre controlo e que tudo só pode correr bem. Geralmente oiço isto quando preciso que tudo corra perfeito - curiosamente no trabalho o Ipod gosta, de em shuffle, passar a primeira música muitas vezes (deve sentir as minhas necessidades, e não, não uso o genuis para organizar as faixas :P). 

Perante tudo isto, pergunto: Será que há elementos que compõem certas músicas que despertam automaticamente reações emotivas no nosso cérebro? Uma espécie de formula mágica (isso queriam alguns produtores musicais e as editoras)? Ou são comportamentos adquiridos na cultura? No dia-a-dia? São uma espécie de lavagem cerebral, uma combinação de áudio e vídeo associado a reações emocionais que são constantemente, e muitas vezes sem que tenhamos consciência, transmitidos pela publicidade e produtos audiovisuais que consumimos diariamente, e que tem como propósito aumentar o consumo desses e de outros produtos! 


Tan Tan Tan, escreverei mais sobre o assunto??
 

Sem comentários:

Enviar um comentário