domingo, 5 de junho de 2011

Efeito Bradley em Portugal? Não, é outra coisa

Fenómeno "especial de corrida" que ocorre na política dos States, que se caracteriza pelas sondagens favorecerem sempre os candidatos negros, facto inverossímil e verificável pelos resultados eleitorais. Em suma, a América ainda tem muita coisa a resolver (tal como nós) do ponto de vista "rácico" (eu bem sei que usar o termo raça tá fora de uso, e é politicamente incorrecto, e como tal posso ser acusado, por alguém mais "bizarro", da prática de racismo, mas é essa mesma prática à qual me refiro aqui), e a causa do fenómeno  provém dos eleitores perante a "pressão" (experiência pessoal, ai a pressão, a agonia!)  de um inquérito indicam na maioria dos casos o homem /mulher cuja pigmentação da pele é mais escura, Warum? Depois da descriminação acabar, do ponto de vista jurídico, criaram-se leis e uma nova estirpe de constrangimentos ... cof cof ...comportamentos sociais que servem para garantir a igualdade, mas que de facto acabam por criar, em muitos dos casos, mais mecanismos de descriminação (como foi a Affirmative action) e fomentar a hipocrisia social (welcome to politicamente correcto dot come). 

De qualquer modo, este efeito não se sente em Portugal (ah, é verdade tem este nome, pois o primeiro senhor a sofrer com este fenómeno foi um democrata presidente de Los Angeles que quis ser governador da California) pois só há candidatos branquelas, e as esposas não determina resultados (acho eu, se não há alguns que nunca teriam maiorias absolutas!), mas por cá na busca de uma tez mais carregada surge o fenómeno "não vou votar que isso dá muito trabalho e eu trabalhei durante uma semana e quero ir à praia e nem com um pistola apontada à cabeça ia lá porque eles são todos os grandes f*£§os da P*+@ e uns R!/()&)**º+º--.º+ (etc ..)". Votar é um direito do cidadão e um dever cívico, nã há votinho nã há direito a queixas!
Pelos vistos este fenómeno nacional não terá afectado muito os portugueses, apesar do sol, mas quem sabe se a ideia de que o partido no qual vou votar vai ganhar, não me leve a Caparica, a mim e a mais uns tantos e depois pumba ... amanho-me (como aconteceu com o primeiro referendo do aborto).

P.S. Já votei, foi ao meio-dia (sacanas dos velhos e raios os partam na fila e os bicos de papagaio e a foto da neta).

Sem comentários:

Enviar um comentário