Os portugueses são os reis da ganhofa, mesmo com a depressão como anexo emocial da nossas personalidades desde à demasiado tempo, consegiumos sempre nos rir comnosco (como pessoas e povo) e com os outros (os não portugueses). O que começou como uma brincadeira inocente entre dois primos, levada a cabo por via sms revelou-se uma situação triste, não pelo que se sucede a um deles (possivelmente descrita como sendo chata no caso) mas mais ameaçadora para os direitos e liberdades dos cidadãos do mundo ocidental (Hurray para aos termos e expressões demasiado ambragentes). Como disse, os dois primos, dois telemóveis (ambos de companhias nacionais) um sms com termos como Al-Quaeda, Al-Jazira e Bin Laden, empregues devido à semelhança sonora dos nomes dos individuos da acção, e uma resposta no mesmo tom, enviada dentro das instalações do consulado americano. Como tal, o sujeito que mora nos EUA chegou ao aeroporto desse paìs e foi metido numa sala onde aturou 3 horas de interrogamento - coisa linda - "convença-me que não é terrorista, vá lá!". Agora observe-se, ele está em Portugal a usar um tlm nacional, mas no consulado americano, de qualquer modo o uso de certas palavras que estão configuradas em alguma serviço de alta tecnologia para espiar as atividades de cidadãos e residentes no States lá encontrou os termos citados e pumba vais para a black list que até te lixas ... e se fosse eu, que estou sempre a escrever (se não aqui noutros locais mais apropriados) e a dizer a bela da baboseira fazendo alusões deste género, quer dizer por esta altura já seria tão perseguido como um qualquer wanna bee Bin Ladens deste mundo. O sujeito está em Portugal Bolas pá!!! e mesmo assim esta informação é recolhida e processada sem que exista qualquer tipo de barreira juridica que defenda os interesses e direitos dos cidadãos nacionais no nosso próprio território!!! Sim o terrorismo não é sem sombra de dúvidas uma brincadeira mas quem é que me garante que os dados recolhidos supostamente para nos proteger (mundo oociendal) não podem ser usados com outros propositos. Muito bonito querer se fazer uma base de dados com o ADN de todos os portugueses e não só dos crimisnosos, muito bonito fazer-se uma base de dados de todos os doentes, mas que garantias é que nos oferencem quanto a recolha, selecção e acesso de informação pelo Estado (que é o rei, não o imperador na troca e comprensão de informação entre as várias agências que o compõem) e por entidades terciarias ? Depois admiram-se que em situações de menor importância, como os contactos telefónicos feitos diariamente de entidades legitimas com números obtidos de forma legitima as pessoas recusam-se a falar e desligam o telefone antes de sequer se poder explicar o porque da chamada ... "meaufa", Bemvidos à Era da Paranoia "justificada" - medo é controlo e controlo é STASI, KGB, PIDE, GESTAPO.
P.S. É possivel que seja "chateado" por este post e tenha de me retratar, viva à blogosfera e a facilidade de acesso e difusão da mensagem escrita !!!.
P.P.S Li na Time da semana passada numa breve mas deliciosa referência à mãe e o comentário que esta fez sobre a sua criança de seis anos ter sido incluida na no fly list do EUA, aparentemente por lapso. Como argumento o progenitora alegava que a filha não é uma ameaça ao seu país, talvez só à sua irmã mais nova com quem tem algumas lutas de puxões de cabelos ... fora isso tudo bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário